segunda-feira, 28 de março de 2011

Fim da 1ª Fase - Balanço do Treinador

"Antes de tudo, importa referir que esta pareceu-me ser, em termos qualitativos, a melhor 1ª fase dos últimos anos, com 5/6 equipas muito preocupadas em praticar um Futsal positivo, de processos e princípios definidos e trabalhados. Pese embora os quadros competitivos continuem a deixar muito a desejar, começa-se a notar trabalho de formação na maior parte das equipas que decerto trará os seus frutos no futuro.
No que nos diz respeito, tivemos um início algo tremido mas que em nada me surpreendeu: com a subida de 9 jogadores ao escalão Júnior, a equipa perdeu grande parte da identidade da época passada e herdou 10 jogadores novos que embora de qualidade, necessitavam de fazer a sua habitual transição para um escalão mais competitivo, de ritmo mais elevado, física e mentalmente mais exigente
A pouco e pouco a equipa foi ganhando a sua forma, os processos e as dinâmicas foram assimiladas e acabámos por fazer uma 1ª fase ao nível do que era esperado, com performances muito agradáveis e que curiosamente igualou, em termos de classificação, a marca obtida nas 2 época anteriores.
Como ponto positivo, destaque para a média de utilização de 10 jogadores por partida e para o facto de, num plantel composto por 14 atletas, todos terem tido a oportunidade de jogar no 5 inicial e todos terem ficado, pelo menos uma vez, de fora das opções. Cumprimos assim o propósito definido no início da temporada em conjunto com os atletas, de promover uma real rotatividade, gerindo os recursos conforme a disponibilidade física e mental, as opções técnicas e o adversário.
Em paralelo, fomos o 3º melhor ataque da competição e o 3º melhor saldo de golos, apenas atrás de Telhadela e Covão do Lobo. Fomos igualmente a única equipa a conseguir roubar pontos aos 2 primeiros classificados.
Como ponto negativo, realce para a quantidade atípica de lesões impeditivas que tivemos de gerir, com nota para o afastamento prolongado de G. Maia e do nosso capitão G. Cruz. Mas a lista de indisponíveis contou também com Rúben, Pedro, Menano, D. Melo, Guilherme e Edy, que por uma ou mais ocasiões não estiveram aptos para dar o seu contributo à equipa (sendo que o caso do Edy coincidiu com a lesão do G. Cruz, forçando-nos a ter de adaptar um jogador de campo à posição de GR).
Em suma, a equipa termina esta 1ª fase com uma performance meritória e em crescendo. A 2ª fase do Campeonato deverá servir para consolidação do trajecto de ascensão que estes jovens têm traçado ao longo das últimas 2 épocas, quando começaram a prática do Futsal juntos nos Iniciados."

1 comentário:

José António disse...

Parabéns ao Diogo e a toda a equipa pelos resultados alcançados. É bom saber que para algumas equipas já se preocupam em ensinar a jogar futsal e nem a andar em busca de resultados a qualquer preço. Estes são os pricipios da formação e é assim que se constroem bons atletas para o futuro.