domingo, 21 de fevereiro de 2010
6ª Jornada: GD Gafanha 6 x Beira-Mar 4
Domingo, 21 de Fevereiro de 2010, 18h00
Pavilhão da ESGN
6ª Jornada do Campeonato Distrital de Juvenis - Série dos Primeiros
GD Gafanha 6 x SC Beira-Mar 4
Ao intervalo: 2-1
SC Beira-Mar:
Gonçalo (GR); Daniel (c), Nuno, Tiago e Menano - 5 inicial
Suplentes: Miguel (GR), André (GR), Romeu, Kevin, Ricardo e Diogo.
Marcador:
1-0 Gafanha
1-1 Daniel
2-1 Gafanha
2-2 Romeu
2-3 Daniel
3-3 Gafanha
3-4 Daniel
...
6-4 Gafanha
Disciplina: Cartão vermelho por acumulação a Daniel.
Para o SCBM o jogo terminou no 3-4. Até aí (embora ambas as equipas tenham sido "bafejadas" pela incompetência da dupla da arbitragem, sequiosa de protagonismo) viu-se um BM mais dominador mas perdulário frente a um GDG muito lutador, a contar com a inspiração do seu GR e a aproveitar os nossos erros defensivos para se manter no jogo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Diogo,
deixa-me discordar quando quase passas a ideia que o Gafanha se limitou a "aproveitar os vossos erros defensivos".
Opiniões diferentes todos temos. Mas muitos dos que viram o jogo concordarão comigo: o Gafanha foi mais equipa (especialmente na primeira parte), ao passo que o Beira-Mar apoiou-se constantemente nas suas individualidades - que são muito boas - para resolver e "manter-se no jogo".
Vocês sabem que se jogarem para o Daniel, o Tiago ou o Menano, arriscam-se a ganhar jogos. Logo, é redutor dizeres que "dominaram" e que a outra equipa só "aproveitou erros". Até porque dois dos quatro golos do Beira-Mar também nascem de erros nossos (GDG). E, no fundo, qualquer desporto colectivo é um desporto de erros.
Nós, quanto a mim, entrámos melhor no jogo e o resto da primeira parte foi de grande equilíbrio. Na segunda parte, ao sermos "empurrados" para trás pela senhora árbitro, tivemos que baixar as linhas e dar-vos a bola - como é natural.
O que importa frisar é que foi um grande jogo, um grande espectáculo dentro da quadra estragado por quem andava junto às linhas laterais. Admito que o mais provável é que não tivéssemos ganho ou sequer empatado caso não existisse a expulsão do Daniel. A vitória nem tem tanto "sabor" a vitória por essa decisão, que teve muita influência. E admito-o sem rodeios porque só assim sei estar neste desporto.
Pelo que disse no último parágrafo, têm todas as razões para se insurgirem contra a arbitragem. Mas outra coisa não seria de esperar, uma vez que os erros começaram mal entrámos para a segunda parte, o ambiente aqueceu e depois... toca a "compensar". Estragou-se o jogo, pois claro.
Um abraço e saudações desportivas,
João Tiago - treinador dos Juvenis do GDG
Caro João,
Percebo o teu comentário e aceito-o. Aliás é natural nestes jogos a existência de opiniões divergentes.
A minha crónica é se calhar 1 pouco redutora, mas em nada retira o mérito ao GDG pelo aquilo que fez.
Agora, c/ poderás convir, o clima e a cabeça p/ redigir crónicas sobre este jogo ñ são os melhores.
O BM é 1 equipa. Os jogadores q se evidenciam, fazem-no pq beneficiam de um colectivo q lhes dá segurança p/ arriscarem o 1x1, p/ procurarem desequilíbrios.
Relembro q alguns dos jogadores em destaque, são jovens q na época passada pouco jogaram e, decerto, foram olhados por mtos com desconfiança.
Destaco o trabalho do Nuno, Kevin, Romeu, Miguel e Gonçalo, q conferem equilíbrio à equipa. E reforço aqui o papel do Ricardo, Diogo, J.Gonçalo e do André q mesmo estando de fora são incansáveis no apoio aos colegas.
Congratulo-me de ver q onde vamos arrastamos "multidões"...verdadeiras enchentes, de pessoas q se deslocam exclusivamente ao pavilhão pq sabem q a equipa local vai jogar contra o BM.
E isso é talvez o maior troféu da nossa época: numa altura conturbada p/ o clube e p/ a secção de futsal em particular, esta equipa, estes jovens, conseguiram resgatar a mística do BM!
Um abraço e felicidades p/ o Gafanha. Ah! e espero q esta vitória tenha o condão de vos relançar na prova. Esta série precisa de 1 GDG forte. :)
Assisti ao jogo e quero deixar os meus parabéns a ambas as equipas pelo trabalho realizado. Efectivamente e acho que de acordo com os dois treinadores o jogo acabou na altura em que o Daniel é injustamente expulso e que condicionou o resto da partida.
Concordo com o Diogo quando diz que a equipa vive do seu colectivo e joga segundo as caracteristicas dos seu jogadores, com grande destaque para o Daniel que é efectivamente a peça fundamental desta equipa. Mas fica claro que também não pode ganhar os jogos sozinho, contando para isso com a colaboração de toda a equipa, proporcionando-lhe a liberdade para mostrar o seu jogo, compensando as suas subidas, ou dando os apoios necessários para concluir as suas jogadas.
Não posso concordar é quando o Diogo diz que os jogadores de que dispõe não jogavam muito, pois jogadores como o Daniel, Tiago, Kevin, Nuno e Romeu foram regularmente utilizados nos juvenis do ano passado e o Menano o Ruben e o Gonçalo também foram bastante utilizados nos duas épocas
em que estiveram nos Iniciados. Todos eles trabalharam comigo num e noutro escalão, têm bastante formação e acho injusto da parte do Diogo estar a retirar mérito ao trabalho realizado anteriormente e de que ele muito tem beneficiado.
Mais uma vez parabéns às duas equipas que considero estarem muito bem orientadas e deixando as rivalidades de lado faço votos para que ambas continuem a lutar pelos seus objectivos e que o Beira-Mar consiga o ambicionado título que estes jogadores bem o merecem e que mais uma vez fica condicionado devido à fraca qualidade das arbitragens.
Zé,
É correcto afirmar e é nesse prisma q o faço, q grd parte da espinha dorsal da equipa juvenil do ano passado subiu aos juniores (Sérgio, Gonçalo, Tiago, Gil...). No caso do Menano (q vem dos iniciados) é público q ñ chegou a concluir a época transacta (por motivos q ñ valem a pena serem aqui dissecados) e começou esta época c/ 1 incógnita p/ todos.
Ñ ponho em causa a utilização dos atletas na época transacta, alías qdo falo disso no texto acima, falo quase em exclusivo do Menano.
O q refiro porém é q perante algumas modificações do plantel (desde a eq técnica nova, passando pelos jogadores q subiram a juniores), alguns jogadores viram as suas responsabilidades e os seus papéis aumentarem e tiveram de se adaptar a 1 nova realidade.
Só te tenho a agradecer. Tiveste a amabilidade e seriedade de me passar o dossier, dando-me tdo o espaço p/ trabalhar. Tens tb apoiado a equipa, quer assistindo a jogos, quer enviando mensagens de encorajamento no blog.
E por fim, mtos dos jovens deste plantel estão no BM graças ao teu trabalho de formação.
Ñ tive qq intenção de desvalorizar o trabalho anterior, pq estou a usufruir dele e lamento se dei essa impressão.
Espero q esse mal-entendido fique aqui sanado, pq c/ reforço, apenas tenho a elogiar a forma cordial e séria c/q sempre me trataste.
Abraço,
Estamos esclarecidos. Já agora em relação ao Menano,não preciso de dizer muito pois as exibições dele falam por si. o Menano esteve comigo à 2 épocas nos Iniciados e mostrou ser um jogador com as qualidades que são necessárias a um bom jogador de futsal e nunca tive duvidas quanto à sua valia. O ano passado depois de ele ter desistido dos Iniciados, falei-lhe para vir treinar com os Juvenis pois não queria que se perdesse um jogador com a sua qualidade. Claro que tem ainda que aprender a defender melhor e a participar mais no jogo da equipa, mas tenho a certeza que com as qualidades técnicas que tem, se melhorar na sua entrega ao jogo pode ser uma peça fundamental na equipa.
O futsal é um desporto bonito, é pena ser estragado por incompetencias.
Não apenas, como referido "um dia mau" ou "uma tarde infeliz", ja não é a primeira vez que esta dupla faz das suas, como foi no caso do C.C.Barrô (5) - CRECOR (3), em que o jogo começou quase 30 min depois do previsto, devido mais uma vez à incompetencia desta dupla, jogo o qual quase todos os atletas em campo foram advertidos com cartão amarelo, por razoes completamente absurdas. Tanto a CRECOR como o CCBarrô foram prejudicados com esta arbitragem. Espero, mesmo muito, que nao arbitrem mais, porque afinal de contas nesta serie so merecem estar "os primeiros".
Enviar um comentário